Disquis

j

Detonado: Shenmue.

Uma obra de arte da Sega

1º GD

Logo depois da belíssima apresentação, você acordará em seu quarto. Saia do quarto, vá até a cozinha e olhe para a mesa, uma lembrança surgirá. Depois da cena vá até o quarto do seu pai, leia a carta e depois vasculhe a gaveta da escrivaninha, abra a caixinha e pegue a chave. Vá até a árvore do lado de fora da casa e mais uma lembrança surgirá, depois entre no Dojo. Fale com Fuku-San e saia da casa.

Desça a rua e no meio do caminho você encontrará uma menina preocupada com o gatinho, depois da conversa escolha a opção da esquerda para alimentá-lo. Desça para a próxima rua e vire a primeira à direita e para a direita novamente, você conversará com uma senhora, em seguida mais para frente você encontrará uma casa, onde um senhor de preto está olhando as plantas no quintal, converse com ele. Agora vá para a próxima rua e desça as escadas. Vá até a Nazomi (a florista) e converse com ela depois fale com Tom (um cara que vende cachorro quente em uma caminhonete e fica dançando), em seguida converse com o cara com vestimenta militar ali perto

Entre na rua ao lado do mercado "Tomato" e depois entre no restaurante chinês (na frente de uma loja de esportes), dentro converse com o cozinheiro. Vá a barbearia (perto do fliperama) e converse com o homem que está varrendo o chão. Saia da barbearia e entre na rua ao lado do fliperama, vá para o parquinho. Aquele senhor de preto lhe ensinará um golpe novo, escolha a opção da esquerda para aprendê-la (Frente X+A) e depois de aprender o golpe escolha a opção da direita.

Depois da 7 horas da noite, vá até a área dos bares e encontre uma beco na frente da loja de motos, lá você enfrentará dois americanos em um QTE, depois da briga volte para casa e durma. No dia seguinte ao descer a rua, você terá um QTE com os garotos jogando bola. Vá até um cabeleireiro (não aquela perto do fliper, agora é do outro lado da cidade) fale com o dono e depois vá falar com o Tom, ele lhe dirá para ir até o parquinho. No parquinho converse com um senhor vestido de preto e depois volte para conversar com Tom novamente.

Espere até as 5 da tarde para ir ao Yokosuka Bar, depois volte para casa e vá para o dojo e aprenda um novo golpe com Fuku-san (Frente + X) depois aproveite esse tempinho para se familiarizar com a cidade ou compre atum e leite para o gatinho no mercado Tomato. Dado o tempo, vá para o bar e converse com o garçom, saia e vá para o Jazz Bar, fale com o garçom e aceite jogar bilhar com os americanos.

Vá até o Heart Beats (o bar onde você brigou com os americanos) e entre, haverá um QTE com movimentos fantásticos, logo depois saia e fale com o homem que está consertando a moto. Depois da conversar, vá até um restaurante (perto do Yokosuka Bar e ao lado do Karaoke Nana), converse com a dona do restaurante. Volte para sua casa e durma.

No dia seguinte perto do cabeleireiro há uma maquina de refrigerante, pague uma Fanta-Laranja para o homem. Depois da 1 hora da tarde, neste mesmo lugar existe uma loja Water Dragon Vol.2, converse com um homem de avental preto que estará na frente da loja. Ele te indicará uma porta, entre nessa porta verde e converse com todos que estão dentro.

Saia do prédio e fale com o homem da roupa camuflada (perto do Tom). Depois das 7 horas da noite, passe na frente do fliperama, você será levado até o estacionamento e acontecerá o 1º Free Battle do jogo. Depois de derrotar todos, vá até um apartamento, onde é uma loja de tatuagens, ela tem uma caveira desenhada na porta (na frente do Yokosuka Bar). Depois, vá para casa dormir.

Volte para a loja de tatuagens depois das 2 horas da tarde, lá você enfrentará mais um QTE. Ao sair você encontrará a Nazomi te esperando. Volte para casa e vá até o Dojo, lá pegue o banquinho que está no canto do Dojo, retire o quadro e pegue o rolo de papel. Durante a noite volte para o Dojo e ocorrerá um Free Battle com Fuku-San. Após a luta, Ine-San lhe dará a carta que recebeu no começo do jogo.

Você irá dormir e no dia seguinte desça a rua e você encontrará um menino chorando, porque roubaram a bola dele. Ocorrerá um Free Battle e depois um QTE rápido. Vá para a cidade e fale com o menino que você recuperou a bola, logo depois fale com o homem de vestimenta militar e vá até uma loja com um cartaz roxo (perto da Water Dragoon Vol.2). Depois de conversar com a senhora, ao sair você terá um novo telefone no seu caderno (0468-61-5647).

Ligue para esse número na casa ao lado do estacionamento (perto do fliperama), converse com o homem que você telefonou, escolha a opção da direita e depois o da esquerda (se não der certo escolha o da esquerda primeiro e depois o da direita), fale com a senhora que toma conta do estabelecimento e depois veja a lista telefônica.

Vá falar com Tom e depois vá até um ponto de ônibus (ao lado da onde você usou o telefone). Pegue o ônibus e assim você termina o primeiro GD de Shenmue.

2º GD

Após chegar ao porto, ocorrerá um QTE. Vá até o galpão 8 e tente entrar, o guarda irá te barrar. Vá para trás do galpão e empurre a caixa para perto das caixas empilhadas, suba e entre pela janela. Vire a direita e vá até o ultimo escritório.

Vá para a doca 18 e mais adiante converse com Tom. Agora vá para doca 14 e você encontrará um senhor sem lar, compre uma Coca-Cola para ele. Depois das 7 horas da noite, procure um guarda com um sinalizador vermelho. Perto de onde fica Tom, vá a direita e encontre uma entrada com um portão meio aberto, entre e acontecerá um QTE rápido.

Dentro, não deixe que os guardas te percebam, procure pelo galpão 8 e entre. Mexa no prato de porcelana que está na estante. No dia seguinte, na cidade, desça a rua e converse com a menina da loja de antiguidades (a 2º casa ao lado do mercado Tomato).

Siga para sua casa e no meio do caminho ocorrerá um Free Battle com Kishou. Dentro da casa converse com a Ine-San, caminhe até o Dojo e converse com Fuku-san. Depois de conversar com Ine-San vá ao Dojo e use a chave que você encontrou no quarto do seu pai para retirar a espada da caixa. Tire a 2º faixa da parede e encaixe a espada.

Volte para loja de antiguidades e fale com um senhor para receber o medalhão. Vá ao mercado Tomato e compre uma lâmpada e uma lanterna. Volte para casa e fale com Fuku-san e depois converse com Ine-San. Vá para o Dojo, retire a 1º faixa da parede e coloque e encaixe o medalhão na parede. Desça a escada e use a lanterna.

Encaixe a lâmpada no teto e ligue a luz. Pegue a foto dentro de uma caixa vermelha. Olhe para o espelho e depois para o chão, repare na marca de arrastado e mova a estante. Repare na parede falsa e pegue o machado ao lado da entrada para quebra-la. Ao pegar o Espelho de Fênix, vá para a loja de antiguidades.

Vá até a loja em que a mulher traduziu a carta e volte para casa. Depois das 7 horas da noite telefone para 0468-61-5647 e escolha a opção da esquerda e depois o da direita (se não der certo, tente as outras opções até conseguir). Depois pegue o ônibus e siga para o galpão 8 para conversar com o senhor de vermelho e com Kishou novamente. Durante a conversa ocorrerá um QTE e depois você voltará para casa.

No dia seguinte, vá para o quarto de Fuku-san. Vá para a agencia de viagens que fica na frente do Tom e converse com o homem, depois vá para outra agencia que fica na esquina entre a floricultura e uma lanchonete chamada Funny Bear Burger e converse com a mulher.

Volte para casa e entregue os panfletos para Fuku-san. Depois vá falar com Nazomi. Vá para a agencia e converse com a mulher. Depois converse com o dono da lanchonete e volte para casa.

Depois das 5 horas da tarde vá para a agencia. Volte para sua casa e vá até a sala de reza. Agora durma e no dia seguinte vá para o fliperama e lá dentro ocorrerá um Free Battle (não se preocupe pois você irá perder e Fuku-san irá te buscar).

Vá para a agencia de viagens. Ocorrerá um QTE e assim você termina o 2º GD.

3º GD

Logo após ter pedido "educadamente" outra passagem , passe em frente a floricultura, Feito isso, siga para as docas e espere por Goro próximo aos galpões 1 e 12, entre os horários 12:00h e 14:30h (essa passagem depende muito do dia da semana). No dia seguinte, encontre-o em frente ao galpão 1 quando o sinal de almoço tocar (12:00h), ele lhe oferecerá emprego, uma cena mostrará o local do escritório (é bem próximo deste mesmo local), siga para lá..

Sua jornada de trabalho começará a partir de hoje, mas para isso você terá que aprender a pilotar corretamente a empilhadeira, basta seguir as orientações de Mark até as 17:00h. (caso não consiga, não influenciará em nada), depois disso você receberá seu primeiro salário.

Comandos de controle da empilhadeira:

B – Visão em primeira pessoa.
R – Acelera.
L – Freia.
X – Mapa.
A – levanta e abaixa o garfo.

Ao sair você terá uma conversa com Mark, e depois das19:00h (quando as luzes se acenderem), siga para a parte de trás do escritório para encontrar alguns membros da Mad Angels e participará de um QTE em uma corrida de motos. Após isso, siga para a sua casa para dormir. Durante a manhã Ryo irá automaticamente para o porto.

Mark explicará que durante todas as manhãs, uma corrida de empilhadeiras é feita para aquecer e acordar o pessoal. Bem, vamos nessa. Os comandos são os mesmos dispostos acima. Não se preocupe em vencer, pois se trata apenas de diversão, dependendo da posição que você chegar, poderá receber miniaturas de empilhadeiras (mini troféus).

No término da corrida, Mark lhe dará o mapa com a localização das caixas e onde você deve colocá-las. É bem simples, pegue as caixas com o garfo da empilhadeira e depois leve-as para o galpão marcado (18) e coloque-as em cima dos quadrados marcados no chão.

Na hora do almoço você participará de um Free Battle com 2 caras da Mad Angels. É certo que Ryo está se metendo em uma grande encrenca, pois esses caras fazem parte da Máfia Chinesa ao qual Lan-di é o.. ops, mais tarde eu conto.

Após dar uma lição neles, enrole até as 14:00h quando sua jornada de trabalho recomeça. Durante à tarde, mais alguns caras vão cercar você no galpão 18. Mais um Free Battle para você se divertir. Continue trabalhando até as 15:00h e receberá seu salário. Do lado de fora você encontrará Goro.

Depois das 19:00h, procure pelo velhinho sem teto próximo ao mercado Tomato, ele lhe ensinará um novo golpe. (Frente + Y + B). Logo depois, em frente ao escritório, Kishou lhe ensinará mais um novo golpe. (Trás + A). Volte para casa para dormir e durante o sono você terá um sonho envolvendo o Espelho de Fênix (Phoenix Mirror).

Durante a manhã, nada como uma bela corrida de empilhadeiras para acordar. Logo depois Mark lhe dará o novo roteiro de trabalho. Durante o horário de almoço, converse com o senhor sem teto (próximo ao mercado, em baixo da escada).

Parece que as encrencas estão virando rotina, durante seu serviço, alguns caras lhe prepararão uma armadilha. Serão 9 cara em mais um Free Battle. Logo depois, volte ao trabalho até receber seu salário. Siga para o galpão 16 e impeça que Mark seja espancado, Tome muito cuidado, use golpes fortes pois os caras são parada dura. Logo após, Mark lhe contará que a gangue domina a região portuária e ameaçam todos os trabalhadores, e que Ryo está jurado de morte.

Você precisa aprender novos golpes, para isso procure o velhinho no mesmo local e ele lhe ajudará. (Frente + Y + B. depois aperte X). Logo em seguida converse com ele novamente.

Volte para a sua casa e durma. Durante a manhã, comece um novo dia de trabalho. Na hora do almoço, a namorada de Goro trará Nazomi para poder tirar uma foto com você.. perceba como Nazomi fecha os olhos e parece apreciar o momento quando sua amiga pede para que os dois se encostem. Ela irá tirar duas fotos, escolha a que Nazomi e Ryo estão próximos um do outro.

Agora siga sua jornada normal de trabalho até receber.

Depois, vá ao mercadinho e fique lá até as 19:00h, ao sair, um QTE alucinante irá acontecer. Ao chegar ao galpão, você terá que encarar 6 pessoas em um Free Battle.

Ao voltar para a cidade, você encontrará a namorada de Goro, fale com ele e logo depois siga até a pracinha e converse com Nozomi. Depois disso Ryo irá automaticamente para casa. Durante o sono, terá um sonho com Shenhua.

Durante o almoço, você encontrará novamente os americanos e passará por um QTE "nervoso". Depois do seu expediente, procure o velhinho e ele lhe ensinará mais um golpe. (frente, frente, Y + B). Depois das 19:00h procure por Mark ao redor do galpão principal e converse com ele. Volte para casa, durma e volte ao trabalho no dia seguinte.

Como sempre, siga sua rotina diária, durante o almoço, converse com Mark e logo depois com os 3 operadores.

Volte ao trabalho, durante a tarde você encontrará mais alguns caras da Mad Angels. Você participará de mais um QTE.. Depois do serviço, você conversará com Kishou.

Volte para casa, lá pelas 23:30h o telefone irá tocar. Os cabeças da Mad Angels sequestraram Nozomi e dizem que se Ryo não aparecer para buscá-la, ela será morta. Aqui começa uma corrida contra o tempo. Corra para o ponto de ônibus, mas já é tarde e não existe mais transporte disponível. Corra para o beco dos bares e bata na porta da loja de motos (onde possui duas motos paradas), um cara irá atender e dirá que não pode ajudá-lo. Corra para a parte de cima da cidade e em uma rua próximo à cabine telefônica e à máquina de refrigerantes (lembra onde você conversou com o primeiro senhor logo no início do jogo?) e você verá uma moto. Tente apertar a campainha e o cara lhe emprestará a moto.. Vrum vrum.

Agora é a sua vez de pilotar a moto. Você tem um tempo para cumprir, por isso, seja um bom piloto. Chegando ao porto, mais um Free Battle acontecerá. Primeiramente serão 6 caras, logo depois virão mais 6. Detone eles sem dó. Agora curta uma das cenas mais legais do jogo (em minha opinião claro).

Em casa, salve o jogo e durma. Ryo irá para o Dojo rezar e logo depois irá para o porto. Seu chefe irá lhe dar as contas devido as confusões que andaram ocorrendo no porto esses dias. Procure por Tom e ele lhe ensinará o "Tornado Kick", o golpe mais poderoso do jogo.

Primeiro passo: frente, frente, A

Segundo passo: Frente, frente, A, A

Tom se despede de Ryo e diz que vai voltar para a América, diz que está com saudade de sua família. Logo após você verá o avião indo embora.

A noite cai e a batalha final se aproxima. Nas docas você encontrará um dos membros da gangue, logo depois Kishou chegará para desafiá-lo para uma luta. Em meio à luta, Ryo tenta convencer Kishou de que se trata de uma cilada e que os dois foram jogados um contra o outro. Logo após, os dois se detonam na porrada e caem exaustos no chão. Cuidado ocorrerá um QTE rápido.

Agora é a hora e enfrentar a gangue inteira, serão exatos 70 oponentes, use golpes fortes e deixe que Kishou bata um pouco também, assim você pode se recuperar sua energia se tiver apanhado um pouco.

Contra os mais fracos, use agarrão e depois porrada (B e depois X) e giratórias fortes (L + A), contra os chefes, use socos e principalmente o Tornado Kick.

Está na hora de enfrentar a líder da gangue, vai ser uma batalha difícil...bem, não vai não, pois ele não passa de um podre coitado Kishou e Ryo detonam ele sem dó. Preste atenção para um QTE rápido (A). Ryo conversa e agradece Kishou.

De volta à sua casa, durma e logo cedo Ryo pegará sua mochila e se despedirá de Fuju-san e de sua casa. Aqui começa a ida para Hong Kong. No porto, Ryo encontrará mais uma vez Kishou e seu mestre, ele ensinam Ryo mais um golpe.

Primeiro passo: Trás

Segundo passo: Trás + X

Terceiro passo: Trás + X, A

Quarto passo: Faça isso com Kishou.

Agora Chai tentará jogar uma grande viga de aço em cima de Ryo, mas Kishou salva sua vida, mas fica ferido na perna.

Agora você terá que enfrentar Chai no último Free Battle do jogo. Use só golpes fortes e tente encaixar sua última técnica aprendida, é muito eficiente, embora difícil de acertá-la.

Ao derrotá-lo, aparecerá uma cena de Lan-di saindo de lancha do porto, fique esperto para o último QTE. Seja bem rápido.

Ryo socorre Kishou, todos se agradecem, se despedem e é o fim... Nos vemos em Hong Kong.... Curtam o belo final.

Comentários