Disquis

j

Uso de drones para entregas no Brasil.

Será que é possível?

O mundo tem evoluído de uma forma tão rápida que a tecnologia de hoje, em três meses já estará ultrapassada, é assim com computadores, carros, navios, smartphones e mais uma cacetada de coisas, meio a essa evolução estão os drones. Amados por uns, odiados por outros, o fato é que eles estão ai, mas ainda não sabemos como lidar com isso.

Mas afinal, o que seria um drone? Bom, drone é quando nos referimos a uma aeronave não tripulada, porém controlada a longa distância por pessoas. No Brasil os drones são separados em três categorias, de acordo com peso e tamanho – não vamos entrar em detalhes – e aqui ainda são considerados em teste.

Algumas empresas buscam nos drones um método de entrega fácil e ágil, algo que nas grandes cidades poderia se sair muito bem; comidas, roupas, celular etc, tudo seria entregue em questão de minutos, porém diversas leis são contrárias a isso, e nem a aeronáutica tem leis que regularizariam os drones para esse trabalho… Fora as leis convencionais, já que eles passariam por janelas, pátios etc… De acordo com a constituição, isso já seria invasão de privacidade, principalmente porque eles tendem a voar baixo e estão sempre portando câmeras - obvio -.

Bom, eu disse que seria um método fácil e ágil de entrega… Certo… Porém não é simples. Já existem formas de hackear drones, pessoas que usam eles para vigiar outras, além disso, como evitar o contato – batida – no ar? Quem seria o responsável? Fora que o brasileiro em geral, não está preparado para isso, usaria mais para o mal que para o bem, além de alguns quererem fazer tiro ao alvo… E nem preciso citar para que os drones seriam usados pelo tráfico… 

E tem aqueles que compartilham das opinião “Drones roubariam empregos” não, drones precisam de pilotos, fora que as entregas convencionais ainda existiriam, não tem como “matar” simplesmente as entregas pessoais. No fim das contas, uma nova profissão começaria a existir.

É possível que isso vingue um dia? Gente, é difícil… Impossível? Não. Seria necessário criar leis, reformular outras, além disso, seria preciso preparar as pessoas para uma inovação tão grande e os contras são fortes demais… Afinal, você não quer estar no seu pátio, na piscina e ver um drone passando a uns dez metros da sua cabeça. Enfim… O tempo dirá para que os drones vieram; estão ai para guerras? Espionagem? Ou será que eles vão ir além e conquistar um novo mercado? Vamos continuar acompanhando e ver até nós vamos com isso.

Comentários