#Análise: Creativerse.
Experiência:
São mais de 45 horas de jogo, ao menos 40 são jogando com amigos. Dentro do que é possível aproveitar do game, nós aproveitamos, claro que não 100% mas já o suficiente para avaliar o jogo, que aliás, ainda é BETA, sendo assim, muitas coisas podem mudar após essa análise.
O fundamental para você saber:
Bom, não existem muitos pontos que você precisa saber sobre o jogo em si, mas é na questão do gameplay que irei focar mais. O game está em fase BETA, isso é, ainda está em desenvolvimento constante, ao que pude observar e acompanhar, a cada quinzena - 15 dias - o jogo recebe alguma atualização básica e em um mês - mais ou menos - uma grande atualização, esta sim, inserem ou removem elementos do jogo, então é fundamental que você relate aos desenvolvedores os bugs que presenciar. O jogo não possui história é claramente pega referência no Minecraft para seu principal foco, que trata-se do craft - criar e construir coisas - o jogo praticamente não possui desafios, o mapa é grande e cabe a você explorar e buscar registrar todo o material encontrado para liberar novos crafts para fazer. Não existe muita coisa que falar aqui, então vamos para o próximo tópico.
Gameplay:
O jogo é muito fluído e possui uma ótima otimização, mesmo nas configurações mais elevadas o consumo de RAM, vídeo e processamento se provou baixo. O game é bonito, mesmo que quase tudo dentro dele seja quadrado. Você usa luvas diferenciadas ao longo do jogo, cada uma delas servem para pegar materiais diferenciados, então quanto mais avançada for sua luva, mais itens você será capaz de registrar e construir posteriormente. Grande parte dos registros - essenciais - são feitos em camadas mais baixas do mapa, o meio mais fácil de conseguir é buscando cavernas profundas, mas não esqueça que é preciso uma luva mais avançada e itens de extração que você vai aprender a fazer logo nos primeiros minutos de jogo.
Como o game não possui história, é natural que não existam chefes, e eles não existem mesmo, até mesmo os monstros mais difíceis do jogo se tornam fáceis à medida que você consegue fazer bombas e espadas mais fortes, então rapidamente a matança fica enjoativa e você fica apenas à mercê da exploração. Ainda falando sobre o assunto, os monstros encontrados no jogo não variam muito, o que dá à sensação de que mesmo o mapa sendo gigantesco, tudo parece muito igual.
O cenário é vasto, possui variações - florestas, pântano, savana etc - mas à falta de uma gama maior de monstros da à sensação de que mesmo o ambiente sendo diferente, ele não é exatamente único, exceto por alguns materiais de registro. Após algumas horas de jogo, você vai acabar sentindo falta de um “por quê?” uma vez que você registra à maioria dos elementos, o jogo fica completamente sem sentido, fácil e enjoativo, o que salva nessa questão é o multiplayer, se tiver com amigos ou jogando em servidores online, sua empolgação pode ganhar uma sobrevida e consiga jogar por mais tempo.
Prós:
- Fluidez.
- Ótima otimização.
- Lista grande de Crafts.
- Mapa relativamente grande.
- Variedade de cenários dentro do mapa.
- Possibilidade quase ilimitada de criação.
- Utilização de luvas diferenciadas foi uma boa ideia.
- Jogo é muito bonito.
Contras:
- Falta de uma história.
- Falta de objetivos.
- Pouca variação de monstros.
- Derrotar monstros mais fortes após alguns novos itens fica fácil.
- Falta de armas (longo alcance).
- Existem apenas espadas e bombas para uso em lutas.
- Falta de “chefes” ou ao menos, monstros ÚNICOS “mini chefes” em setores do mapa.
- Enjoativo e sem sentido após algumas horas.
- Assinatura Premium muito cara, R$ 30 reais.
Nota: 6/10
Outras informações:
Gênero: Ação, Aventura, Casual, F2P, Indie, Multiplayer".
Desenvolvedor: Playful Corporation
Editora: Playful Corporation
Data de lançamento: 12 Ago, 2014.
Comentários