Disquis

j

Análise: Rivais em batalha


Experiência:

Minhas horas em games competitivos, sejam em eles FPS ou 3° pessoa, são quase incontáveis. Rivais em Batalha é um jogo que não precisa de muitas horas para se ter uma opinião ou fazer uma análise sobre ele, até mesmo por seu foco único ser batalhas online, então não existem mais conteúdos a serem observados.

O Fundamental para você saber:

O game tem uma história sci-fi - ficção cientifica - para dar origem aos personagens do jogo, que são duas raças rivais de "aliens" - humanoides com cabeça de galo ou raposa - que são praticamente movidos pela batalha, em resumo, são povos que gostam de resolver os problemas na base dos tiros. cabe a você escolher um lado e lutar pela soberania de sua raça, levando ela a vitória. Aqui entra um ponto em questão do jogo, existem objetivos a serem conquistados nas partidas, então só matar não fará diferença a menos que cumpra-os, também não existe um contador de mortes, assistências ou abates, o foco das partidas é 100% na cooperação dos jogadores.

Rivais em Batalha é um jogo brasileiro e por isso seu menu, assim como as falas dos personagens são em nossa língua, apesar de não terem muitas falas, é legal ver um detalhe assim sendo inserido ao game, uma pena que quando você escolhe o idioma inglês, as falas não mudem, continuando em PT-BR. O "ranking" funciona de uma maneira diferente aqui, já que a equipe inteira ganha a mesma pontuação ao final da partida - vitória ou empate, que soma menos pontos - então novamente entra a questão de jogar pelos objetivos e não apenas pelos abates.

Existe um fator que atrapalha o progresso do jogo, que é o fato não haver um servidor 24 horas, ele depende de pessoas com internet estável para ser o hospedeiro da partida, isso acaba gerando a impressão de que não existem pessoas interessadas em jogar, mas um simples server online poderia ajudar o game a se "firmar" já que nem todos os players tem condições de ser um host. O jogo foi lançado a pouco tempo, mas pelas constantes atualizações é possível ver o comprometimento dos responsáveis pelo desenvolvimento do mesmo, afinal, estamos falando de um jogo de R$ 2,19, há casos de jogos bem mais caros que são lançados e simplesmente largados após isso.

Gameplay:

A mira do jogo é baseada no laser das armas, então isso as deixam imprecisas a longo alcance - pelo menos as metralhadoras e obvio, a que se assemelha a shotgun - as armas do jogo em geral não apresentam "novidades", exceto pela arma do médico e uma com tiros a laser, mas no demais, é como qualquer jogo de tiro, apenas com o design diferenciado. O jogo tem granadas e minas, as granadas é bom tomar cuidado, já que elas não seguem exatamente a mira, elas vão um pouco mais a direita, ai entra um ponto que me incomoda muito e acredito que vá incomodar outros também, a arma, assim como o personagem em si, ficam posicionadas de uma maneira que favoreça a visão a direita, deixando a sua esquerda praticamente inútil, então é preciso que a desenvolvedora crie um código que faça essa câmera ser jogada para a esquerda também, como alguns jogos fazem com a tecla ALT, já que nem todas as pessoas são destras, fora que o jogo de câmera também é fundamental nas estratégias de posicionamento. 

O game até que é bem fluido, e claro, não é livre de bugs, então pode ser que algumas coisas incomodem, por isso é importante relatarem os erros, já que o jogo foi lançado oficialmente a pouco tempo, tudo pode ser corrigido, vai do nosso interesse em comunicar problemas e do desenvolvedor em conserta-los. Uma outra questão é que o jogo não roda em qualquer computador, é preciso ter uma configuração razoável, o que pode afetar não somente o gameplay das pessoas com fps baixo, como também afetar as vendas, já que mesmo nos dias de hoje, muito possuem PCs bem medianos. O jogo tem boas ideias, seu maior pecado é falta de ter com quem jogar, se você tem amigos e um que pelo menos um tenha o PC e internet suficiente para aguentar como host, é um jogo que da uma ótima diversão e serve bem para passar o tempo, e melhor, por apenas 2 reais.

Prós:

- Temática futurista, porém, tiroteio tradicional.
- É preciso jogar em time - focando objetivo.
- Em português - menus e falas,
- Valor do jogo.
- Divertido.

Contras:

- Não é possível ajustar a sensibilidade do mouse nas opções.
- Otimização não está das melhores.
- Falta de servidores.
- Falta de mapas.
- Não é possível ajustar o personagem a direita, dando maior visibilidade a esquerda.

Nota: 6,5/10

Download: (Steam) - Rivais em batalha (Página de compra).

Outras informações:

Título: Rivais Em Batalha.
Gênero: Ação, Indie, Online, 3° Pessoa.
Desenvolvedor: Art Games.
Distribuidora: Art Games.
Data de lançamento: 1/jan/2017.

Comentários

Humberto Milanez disse…
Esse jogo é muito bom! Diversão garantida.
Unknown disse…
E ai Humberto. Bota diversão nisso, ainda mais com amigos. Obrigado pela visita.