Disquis

j

Análise: State of Anarchy


Experiência:

Dentro do jogo são aproximadamente 3 horas, o suficiente para escrever e passar tudo que o game tem a oferecer para você, que lê análises antes de comprar. Quem jogava GTA no PSX não deve estranhar muito como o jogo funciona e sua câmera com vista de cima.

O fundamental para você saber: 

É claro que você deve ter visto o vídeo e/ou as imagens dele - se está lendo e não fez isso, é  melhor que faça - então, você já sabe que não é nenhum grande jogo em aspectos técnicos e gráficos, é um game bem simples com o intuito de passar o tempo mesmo. O jogo não tem história propriamente dita, já que você é um bandido - ladrão/assaltante ou simplesmente um sociopata com tara por por roubar(?) - e tem como missão assaltar bancos, bares, restaurantes etc, nada complicado, você é isso e pronto, seu intuído é realmente fazer anarquia, tanto é que você não tem liberdade de explorar o mapa sem que seja perseguido.

O jogo não é longo, possui uma quantidade razoável de leveis, que é tudo dentro do mesmo ambiente, isso, a cidade que você começa, todas as suas "missões" são nessa área, e não muito distante uma da outra, o que faz um mapa relativamente médio, parecer bem pequeno. No jogo você encontra carros e pode fazer uso para chegar mais rapidamente aos objetivos - também pode matar os inimigos - porém ele é mais resistente que os carros blindados da policia, então você consegue chegar aos lugares sem muita dificuldade se não bater e ficar trancado em alguma textura.

O gameplay:

Não existe anarquia de verdade se você não tiver uma arma para tocar terror na rua, e claro que o jogo já lhe entrega o personagem armado e com gente atrás de você. Os tiros que vem em sua direção são lentos, assim como o seus - embora isso possa ser ajustado e também depende da dificuldade escolhida - e durante sua anarquia, você ganha direito a evoluir uma "habilidade" ao vencer um "boss" que existe em cada lugar que você assalta, então, dependendo das opções que você fizer seus tiros podem ir mais rápidos, ter mais vida etc, fica a sua escolha. Você é perseguido o tempo todo, assim que você entra nos locais, já tem gente querendo te arrancar as tripas, e ainda tem o boss pelo caminho, o único momento de "paz" é um pequeno instante após vencer o chefe, mas rapidinho já tem gente brotando pelos quatro cantos querendo lhe matar.

O jogo não é difícil, você vai se adaptando e quando entende como funciona a mecânica dos tiros dos NPCs - personagens controlados pela inteligencia artificial do jogo - quase não vai morrer, já que tudo depende do seu posicionamento. Existem outras armas além da pistola, mas cuidado, cada uma tem seus prós e contras, fora que as habilidades interferem os uso delas, então nem sempre o que parece melhor, vai ser melhor... Existe esse caso do carro, que comentei no tópico acima, é incoerente como o seu carro dura mais e você destrói os da policia com dois tiros, o bom - mas que não salva da repetição do jogo - é que todo novo cenário, é "novo" então você anda pelo mapa e entra em "mini mapas" dos lugares, mas depois de um certo tempo até isso passa a ser repetitivo, é um jogo que realmente não aconselho você ficar jogando por muito tempo, já que rapidamente vai enjoar, ele é um passa-tempo, aquele jogo que você vai iniciar geralmente enquanto espera um download.

Prós:

- Fácil - podendo tornar difícil.
- Custo x beneficio.
- Roda em praticamente qualquer PC.
- Jogo rápido, casual.
- Ótimo para passar o tempo.

Contras:

- Falta de novos conteúdos pelo desenvolvedor.
- Variedade de armas.
- Repetição do mapa e missões.
- Mecânica simplista demais.
- Poderia ter algum modo multiplayer.

Nota: 5,5/10

Download: (Steam) State of Anarchy.

Comentários